quinta-feira, 1 de março de 2018

Mídias para construir seu storytelling, ou seja, contar sua historia.


          Olá, aqui é Marcelle Rebelo com a coluna semanal trazendo dicas de marketing digital para te ajudar a entregar para o mundo a sua missão, o seu propósito e contar para as pessoas como você pode entregar para elas o que você faz e como você pode ajudá-las. 
         Já parou para pensar que esse é o intuito de um marketing lindo e elegante cheio de propósito? Muitas pessoas não gostam de fazer marketing, travam e tem pavor às redes sociais porque estão cansados de um modelo agressivo, invasivo, mas você pode fazer o marketing digital do seu jeito, de forma respeitosa, elegante e muito bacana, como diz a Rafa Cappai da Espaçonave, minha diva inspiradora no marketing com propósito.

        Na semana passada eu falei sobre 3 mídias que você precisa usar para ter visibilidade no seu negócio. Se você não viu o post, confira AQUI Elas são segundo a grande especialista Ana Tex, que muito me inspira, as 3 ferramentas fundamentais para você fazer o seu marketing digital.

São elas: Instagram, Facebook e WhatsApp.

        São mídias onde a maioria das pessoas está. No Instagram você pode usar hashtags e com uma conta pública ser encontrado por quem busca o que você oferece, faça lives e stories. No Facebook, além dos posts, que você pode programar e aproveitar os advindos do Instagram, você pode fazer lives, criar eventos tipo fórum, divulgar suas lives em forma de evento, fazer eventos presenciais e lives deles, ter seu próprio grupo, participar de grupos, dentre outras vantagens. No WhatsApp você vende, com estratégia e sem ser invasivo. Sem usar grupos. Sabia?

        Se você não tem prática, tem medo, não sabe ou não gosta de escrever, pode ter uma agência ou realizar cursos. Tem alguns online. Eu dou algumas aulas no meu canal da Biblio Ideias, falando de algumas mídias e ofereço cursos na Biblio Ideias School, no Biblio Ideias Coworking e posso te ajudar com isso. Eu também crio conteúdo criativo e humanizado a partir da agência Biblio Ideias e você pode experimentar. Ou escolha outros que você goste. Tem muito conteúdo online, gratuito e pago, a questão é selecionar o que tem mais a ver com você e funciona.

        Hoje eu vou falar sobre as mídias para você construir o seu storytelling. Nós saímos a era da informação. Hoje vivemos o excesso da informação e entramos na era da economia criativa. Por que? A partir de uma grande crise mundial, a criatividade se faz necessária, porque criar soluções com menos recursos, inovadores e em tempo recorde são as demandas do momento. Na questão comportamental, a crise faz com que as pessoas olhem mais para dentro, com o que tem a ver com elas, com o que elas precisam de fato e com o advento da Web 2.0 e das mídias digitais, o consumidor passou a ter escolha e vez. Ele segue quem ele quer, assiste ao que é importante para ele, seleciona, bloqueia, para de seguir, o consumidor é o dono da bola pela primeira vez na história do marketing.

           Milhares de marcas e empresas, profissionais invadiram as mídias sociais para tentar um minuto de atenção das pessoas e para vender o seu peixe...isso faz com que torne-se impossível assistir a tudo da marca ou do profissional que você segue. É um boom de notícias, informações, cursos, eventos e como você e sua marca vão se destacar no meio disso de forma orgânica, sem pagar para ser visto e sem investir muito dinheiro?
Se relacionando de verdade com as pessoas. Se conectando com elas e uma das formas de conquistar empatia é você realmente falar o que bate por trás da sua marca, qual seu propósito, como você constrói sua marca, quem faz parte, quem são seus clientes e porque eles gostam, que tipo de cursos e preparo você faz, seus bastidores e muita coisa do seu universo, de como você faz e entrega o que você vende passou a ser primordial para quem quer te seguir nas redes sociais. Senão, fica mais do mesmo.

        A boa notícia é que você já pode começar a criar seu storytelling, ou seja a história da sua  marca, com posts que falem sobre isso no Instagram. Usando-o como um mini blog, com uma foto bem bonita e falando num formato de diário da marca, promovendo concursos e estimulando seus parceiros a usarem a sua hashtag, repostando as melhores fotos que passem seu conceito e tal.

         Se você for observar, até as propagandas de carro passaram a falar da conexão com as pessoas da família, amigos, jeito de viver e não de quantos cavalos tem ou da tecnologia avançada do carro...as pessoas querem histórias e conexões. Vivemos a era do marketing do storytelling.

         Por isso, se você está mesmo imbuído de fazer e participar do novo marketing, tenha já essas mídias:

Blog
Newsletter
You Tube

         Na semana que vem eu te ajudar a entrar nesse universo, vou te dar referências bacanas e vou te falar de como você se conecta com pessoas que você não faz ideia que existem e como pode ser sua estratégia aliando Blog, Instagram e Facebook na prática, ok? Você precisa virar autoridade na internet e ampliar seu network? Então vem comigo! Para não perder os posts, inscreva-se no menu lateral e receba os posts direto na sua caixa de e-mail.

        Semana que vem é o dia da mulher, né? Vamos falar muito da mulher nas redes sociais esse mês. Alguém tem dúvida de que mulher nasceu para o empreendedorismo e de que as redes sociais nasceram para ajudar a mulher empreendedora? Vamos falar disso ao longo de março.

       Comente quem são as influenciadoras digitais que você segue ou criadoras de conteúdo para eu ver quem você gosta e citar aqui no mês de março, ok?

          Um grande beijo e até a quinta que vem!



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