quinta-feira, 15 de março de 2018

Dica de marketing digital para empreendedores: O blog é seu maior aliado! Tenha um blog!



Olá, tudo bem com você?

Aqui é Marcelle Rebelo, Criadora e Criativa na Biblio Ideias , agência de marketing digital e criadora de conteúdo criativo e humanizado, coworking, escola prática para empreendedores e estamparia criativa. 

No post anterior, eu falei que para você construir a história da sua marca nas redes sociais, e que para isso você precisa investir em 3 mídias sociais.

Blog -  Newsletter - You Tube

         Hoje vou falar um pouco sobre o blog e porque você deve manter um. Você precisa virar autoridade na internet e ampliar seu network? Então vem comigo! Para não perder os posts, inscreva-se no menu lateral e receba os posts direto na sua caixa de e-mail.

          O blog foi a primeira rede social que surgiu e comecei a usar em 2004 na pós graduação em marketing. Um professor falou que essa ferramenta iria ajudar a criar o senso de comunidades e interações. O blog mudou o conceito da internet, que passou a ser chamada de web 2.0 (as pessoas podiam comentar os posts, escrever cada um do seu lugar, independente de onde estivesse no mapa, de forma colaborativa). Então o blog é um marco nesse conceito de comunidade, conteúdo, interação.

          Sempre uso blog na estratégia de marketing do meu cliente porque como ele tem essa forma de log (como os computadores exibiam o histórico), mostra o conteúdo mais atualizado e guarda e permite recuperar os posts a partir de palavras-chaves e também por data, enfim, fica fácil, gostoso e visualmente muito bom para organizar o storytelling da marca.

         Contar história, registrar e recuperar a informação vem do meu cerne de bibliotecária...tá na veia...rs e por mais que tivessem desdenhado e debochado do blog, dizendo que ele caiu em desuso devido as redes sociais...eu continuei investindo no blog.

         Você precisa de um pouco mais de tempo e estruturar o seu conteúdo, Mas o resultado vale muito a pena a médio e longo prazo e você pode programar os posts para não deixar furo e escrever em um dia melhor para sua rotina de trabalho e pessoal.

         Toda vez que pesquiso na internet sobre as tendências de marketing digital para o ano novo, lá está o blog e eu penso, YES, ponto para mim!!! rs

         As redes sociais já são uma comunidade, em si, você consegue divulgar, vender, interagir com seu seguidor, mas você não consegue facilmente recuperar uma foto ou um post do ano passado, ou da inauguração, ou que aquela cliente postou falando sobre você. Já tentou?

             No blog, você pode colocar o GADGET (Aplicativo extra) de PESQUISA e permitir a busca por palavra. Sem contar que bibliotecariamente falando, o blog permite que você marque os assuntos em forma de TAGS e consegue até criar um destaque para esses assuntos. (A boa e velha indexação de assuntos, encontrável pelo GOOGLE, ou seja, pelo mundo), capriche nos termos!


            O blog permite que você leia as estatísticas e saiba quem está vendo seu conteúdo (Gênero, faixa etária), se é do computador ou do celular, se tem comentário, quais os principais temas mais acessados e permite você incluir foto, vídeo, link e permite programar os posts. Interagir com as pessoas, estimular comentários, conhecer quem lê o que você escreve é uma oportunidade única para conseguir parceiros, fãs, clientes...ufa! Eu amo blog só por isso tudo e muito mais...acho que essas são as principais razões.

                 O blog não substitui o site e site não é blog, já dizia o HUGO MOTA que trabalhou em parceria com a gente fazendo site. Um blog não substitui o seu site, mas é um bom início se você ainda não pode bancar um site. Inclusive, você  pode ter páginas estáticas, separando as sessões, no menu superior do seu blog. Você  pode usar um domínio gratuito ou pagar um domínio e ele pode ter um endereço tipo www.minhamarca.com.br 

                 Você pode pedir para as pessoas se inscreverem e elas vão receber os posts no e-mail, sem perder nada que rolar no blog. Você pode colocar um formulário de contato e as pessoas entrarem em contato...eu uso muito esses gadgets.

                 Além dessas coisas, você pode integrar o seu blog com o Mail Chimp e entregar uma isca digital, por exemplo (um e-book, uma vídeo aula) e as pessoas se inscrevem e recebem o presente no e-mail e você constrói sua lista de interessados no tema que você fala constantemente.

                  Você consegue integrar seu blog com o Instagram e ele mostra os seus últimos posts, colocar também um link integrando sua Fan Page e mostrar os últimos posts e ter o ícone e link para as mídias, incluindo seu canal no You Tube e no Linkedin.

                Eu já tive experiências incríveis com blog que viraram parcerias concretas, mas vou contar no próximo post. Pelo que vi, tenho muito para falar sobre o blog na sua estratégia de marketing digital e vou dar uns exemplos práticos ainda ao longo de março.

           Como prometido, algumas referências e semana que vem vou mostrar os blogs que amo seguir!

       Principais blogs para empreendedores, AQUI e AQUI Vá lá espiar e volte para comentar qual você curtiu mais e passou a seguir, ok? Comente, sempre comente e comece um relacionamento com quem escreve conteúdo interessante e relevante.

         O blog permite que você ou sua marca sejam encontráveis pelo Google, mesmo que você não tenha redes sociais. Então isso aumenta muito sua visibilidade.

           Você pode monetizar seu blog e vender espaços para parceiros anunciarem, fazer publieditorial, trabalhar como afiliado de grandes marcas, influenciadores, produtos, livros, eventos e você pode ter uma linha editorial bacana com parceiros autores.
     

Dever de casa (No evento HERA DA MULHER EMPREENDEDORA e na LIVE que fizemos para o dia da mulher, sugeri que toda mulher deve ter um blog, como hobby...não só como trabalho, mas a dica vale para todo mundo). Tenha um blog!!!

1- Coloque o link do seu blog nos comentários para eu conhecer! 

Se você ainda não tem blog, experimente criar um e me coloque o link! O Blogger, que é essa plataforma aqui do blog da HERA EDUTY RIO e se integra ao Wix  eu uso muito para meus clientes e o Worpress, que é bem legal também. Ele permite por exemplo que o post vá direto para sua página do Facebook (poupa um bom tempo, né?) Estou usando o Wordpress para Simplifica e 2F Services e os blogs serão acessados a partir dos sites, que estão em construção. O blogger uso muito e tem o da Data Coop ,que também é acessado direto pelo site, que fiz no Wix. 

2- Convite colunistas parceiros para seu blog e mantenha colunas periódicas.

3- Divulgue o link dos seus posts em grupos que tenham a ver com o seu trabalho. Poste dicas para ajudar as pessoas. As pessoas vão para a internet atrás de soluções, entretenimento, então capriche no conteúdo.



                 

Ps: O blog pode ser acessado por celular, tablet ou notebook tanto para ler, quanto para escrever.

Semana que vem vou falar sobre  referências bacanas na blogsfera, além de explicar como como você se conecta com pessoas que você não faz ideia que existem e como pode ser sua estratégia aliando Blog, Instagram e Facebook na prática, ok?

Confira o curso prático, as dicas práticas de como e porque ter um blog lá no blog da Biblio Ideias. Aqui


Beijo grande!


Tô esperando o dever de casa! Coloque o link do seu blog aí nos comentários. Dúvidas também! Até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Pode comentar, que vamos adorar te responder!