quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

A importância de um mentor para uma vida mais produtiva.



                   Todos precisamos de um mentor nos negócios, alguém cujo conselho nos faça mais produtivos. A vida empreendedora tem muitas estradas, algumas delas  te levarão ao fracasso e ao aprendizado de forma dolorosa. Ter alguém que se importe com você e que já tenha percorrido grande parte desse caminho, é sem dúvida, uma grande benção, que o fará economizar muito tempo e dinheiro até obter a tão desejada maturidade empreendedora.

                   O mentor é uma pessoa com a qual você pode conversar sobre qualquer assunto relacionado a sua vida profissional, alguém que fatalmente pode melhorar sua maneira de ver os negócios. Colocá-lo de volta nos trilhos quando você, por algum motivo errar o alvo, uma pessoa que realmente se importa com sua formação.

                   Na faculdade de Engenharia Civil havia um professor, que era um verdadeiro mestre, um homem cujas conversas, nas saídas após as aulas, acrescentavam meses de conhecimento a nossa pequena e curta caminhada profissional. Mas, eram poucos os alunos que paravam para ouvir seus conselhos, a maioria tinha a certeza que o confinamento em sala os faria bons profissionais. O que eu gostava mesmo era de seus conselhos e da sua visão única sobre o mercado de trabalho. Como disse, suas aulas iam além das quatro paredes. Ele nos levava aos canteiros de obras, às reuniões de secretarias: na prefeitura da cidade de São Gonçalo, e nos ensinava a lidar com o nosso órgão fiscalizador ( CREA ). Falava que devíamos amar nossos colegas engenheiros, pois é uma classe extremamente desunida. Aquele homem mudou a visão que eu tinha sobre a minha cidade, não se limitou ás lousas das salas de aulas, como faria um professor comum. Ele tocou nossas almas, e certamente nos tornou mais produtivos.

                 É dever de todo empreendedor que queira se destacar encontrar um bom mentor. Na verdade, quando você  estiver pronto para receber os ensinamentos ele aparecerá de alguma forma. Basta reconhecê-lo, na verdade, não será difícil. E quando for possível, torne-se um mentor também.


                                                                  Robson Mariano – Artigo inspirado em Tom Markert.

Estarei toda primeira quarta de cada mês conversando com você sobre carreira e negócios aqui no blog da Hera Eduty Rio. Mande sua pergunta, comente, compartilhe e vamos colaborar com o empreendedorismo e gestão de carreira no Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. Lindo artigo! Um mentor educa naturalmente com seu exemplo e postura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que tenha gostado. São essas pessoas que com dedicação e amor transformam vidas!

      Excluir

Oi! Pode comentar, que vamos adorar te responder!