quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

3 ferramentas de marketing digital fundamentais para você encontrar seu público e fazer seu marketing digital



         Olá Empreendedores! Aqui é Marcelle Rebelo de volta com a coluna semanal, depois de um longo e animado recesso de fim de ano e eventos de verão. Toda semana estarei aqui com dicas e te convido a bater um papo, comentando e perguntando sobre tendências no marketing digital para empreendedores, economia criativa e colaborativa para te estimular a avançar ampliando recursos e possibilidades. 

      Seguindo a linha editorial do blog da HERA EDUTY RIO, do qual sou editora, teremos toda quarta um convidado da equipe ou externo, então minha coluna será toda quinta, a partir da semana que vem, ok? Te espero aqui para bater um papo sobre como comunicar para realizar negócios.

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     Se você não me conhece, caiu aqui de paraquedas, veja meu primeiro post AQUI onde falei da importância do espaço de coworking para empreendedores aumentarem seu networking, ampliar sua rede e parcerias e apresento a Biblio Ideias., que é agência, escola prática para empreendedores, estamparia e espaço de coworking. A Hera Eduty Rio é nossa cliente de marketing e também nossa coworker, oferecendo cursos para empreendedores na Biblio Ideias School, bem como empoderando os empreendedores da rede JUNTOS VAMOS MAIS LONGE em nossos meet ups e  na mentoria coletiva, bônus para clientes de marketing e coworkers. Uma bela parceria vem se formando.



      Hoje, eu venho dividir com você algumas dicas de marketing digital para você encontrar seu público, seu nicho em 3 ferramentas muito importantes e eu diria até que as melhores redes sociais para você empreender, contar sua história e encontrar sua galera!

      Você que empreende, tem um negócio próprio já sabe que precisa estar no mundo digital, mas ainda não encontrou tempo ou não acha que leve jeito para coisa. Dorme com a pulga atrás da orelha pensando que precisa melhorar sua performance nas mídias digitais, mas em quais e como são dúvidas frequentes? Leia este post até o final. Se você não sabe ou tem dúvidas quanto a importância de ter uma presença digital, avalie:

     Antigamente as marcas anunciavam em jornais e aguardavam as pessoas se moverem pelo seu anúncio e procurarem seu produto ou serviço. Era algo muito passivo, tanto para quem anunciava quanto para quem buscava algo, dadas as poucas possibilidades e poucas informações de busca e chances de interação entre as partes.

   Com as mídias sociais, as pessoas decidem quem elas querem seguir, como buscar pela informação que precisam e o processo de interação é muito mais possível, tangível. Se você não produzir conteúdo consistente (diga quando estará na plataforma e com que frequência), relevante (que faça diferença, que mostre o seu jeito especial de resolver o problema do seu cliente, que fale diretamente com quem precisa do que você oferece), você está perdendo grandes oportunidades de fazer negócio. Antes de tomar uma decisão, as pessoas consultam a internet, inclusive você, certo? Então eu te pergunto:  Seu negócio está na internet? Tem uma presença de impacto? Pense nisso e inclua um tempo para planejar seu conteúdo nas mídias sociais e para analisar seus resultados para mudar sua estratégia quando necessário.

     Muita gente me pergunta por onde começar e quais mídias são as mais importantes para atuar. A verdade é que indico muitas mídias sociais e ofereço um calendário de conteúdo em várias mídias para nossos clientes e parceiros e eles piram com a quantidade de mídias. Eu faço isso porque as mídias sociais não são algo que irá durar para sempre. São privadas e podem terminar, como aconteceu com o Orkut, certo? Então, se você apostar todas as suas fichas em uma rede só, corre o risco de perder todos os seus contatos. Sem contar que as pessoas desistem de certas redes sociais, apostam em novas, ou focam em uma delas em dado momento. Por isso, o empreendedor precisa investir tempo e dinheiro para que seu negócio esteja em várias mídias e de várias formas - texto, vídeo, áudio, live, etc.

Para começar, eu sugiro que você comece já fortalecendo sua marca em 3 ferramentas de marketing digital de peso atualmente. Isso pode mudar daqui a pouco tempo, mas por enquanto, garanto que se você cumprir uma agenda de posts nessas mídias, já vai ver um resultado grande. Invista já nessas 3 mídias digitais que dependem somente do celular, da internet e do seu planejamento, ou seja, você pode começar já!

Instagram: É muito visual, as pessoas amam ver os HISTORIES (Fotos e vídeos) e buscam por hashtags (# jogo da velha antes das palavras) que funcionam como hiperlink para encontrar marcas, produtos e serviços. Você pode criar uma vitrine, portfólio, contar sobre os bastidores e criar hashtags dos fãs da sua marca para que mais e mais pessoas te ajudem a fazer sua marca crescer. Dá para fazer transmissão ao vivo (live). É fácil de usar. Capriche nas fotos e posts. Mantenha uma rotina. Você pode configurar para publicar no Instagram e na sua página do Facebook ao mesmo tempo para começar com uma presença em duas mídias digitais super importantes. O Facebook comprou o Instagram, então você anuncia no Instagram pelo painel do Facebook e tem sempre novidade na ferramenta. 



Facebook: Queridinho do momento, vem aterrorizando marcas, mudando o algoritmo e prometendo mostrar muito menos o conteúdo de páginas, o que na verdade, reforça a necessidade de um conteúdo interessante, que engaje as pessoas. Quanto mais perto você chegar de um conteúdo especializado, falando diretamente para quem precisa do que você faz, mais ele vai mostrar seu conteúdo. Hoje, o Facebook mostra organicamente o que você publica para cerca de 1%  dos seguidores da sua marca, mas com um bom conteúdo orgânico, isso pode crescer para 20% ou 30% e com a estratégia orgânica aliada aos anúncios isso pode superar 60% facilmente. Além disso, há a possibilidade de mobilizar as pessoas em um grupo (crie uma comunidade acerca do seu manifesto, da sua paixão ou da paixão de seus clientes e parceiros), transmissões ao vivo (lives), eventos como fórum de discussão, eventos presenciais e muito mais. Não perca o fôlego com posts programados, o que ajuda muito a manter uma rotina de posts. Dá para programar posts em eventos e em grupos também, sabia? 
 Sempre com novidades e mudando o tempo todo, o Facebook agora traz o Chat bot, automatizando as respostas, entregando suas iscas digitais e muito mais. Vale a pena investir nessa ferramenta e abraçar as novidades.


WhatsApp: Um excelente aliado para conversar, tirar dúvidas, vender! Nada de criar grupo, fazer Spam...organize o que vai enviar para o WhatsApp em listas de transmissão (separe as pessoas por grupos de interesse em listas e mande o que é relevante para elas). Atenda seus clientes com a ferramenta, ganhando tempo. Deixe claro os horários para isso, reserve tempo necessário para falar com o pessoal, responder dúvidas, enviar novidades, perguntar como estão e criar um relacionamento. Em tempos de lançamento de produtos e serviços, pense em contratar atendentes de WhatsApp, prática cada vez mais comum, surgindo uma nova profissão.




     Para bombar nessas 3 super plataformas, mescle os tipos de post aliando pesquisa (lance perguntas, enquetes), informação, teste horários e formatos, faça eventos ao vivo - lives, sorteios e posts que falem com seu cliente ideal em diferentes fases do funil de vendas. Então construa seu calendário de conteúdo ou linha editorial nessas 3 mídias como prioridade no seu negócio na internet:

     Para cada mídia dessa você precisa ter uma linha editoral e uma estratégia de marketing de conteúdo. Um super segredo: crie conteúdo que as pessoas gostem. Venda sem vender. Dê conteúdo gratuito para as pessoas se acostumarem com o que você oferece, gostarem do que você propõe e ganharem confiança e terem vontade de comprar.


     Explore o que as ferramentas tem para te oferecer, estude, invista em cursos e em profissionais para te ajudar com tanta novidade lançada o tempo todo. Tudo muda o tempo todo nas mídias sociais e não adianta fingir que isso não impacta o seu negócio. Ou você acompanha, ou fica para trás. As regras são mudadas da noite para o dia, então é necessário acompanhar.

     Nessas 3 mídias você consegue agir de forma estratégica para conhecer e encontrar pessoas que são o seu público. Como? Com marketing de conteúdo orgânico (não precisa pagar) e anúncios (impulsionamento e anúncios).

     O marketing orgânico + estratégia de anúncios irão colocar sua marca em um outro nível e te ajudar a sair do universo dos seus amigos e amigos dos seus amigos para encontrar quem precisa do que você oferece.

     Se você acha anunciar ou impulsionar muito difícil, já tentou, mas não viu resultado, sugiro que você faça o curso de Facebook Ads e Instagram Ads do Criativo Rodrigo Gianni, que é certificado pelo Facebook e está sempre atento às mudanças nas políticas e regras.

     O curso vai ser dia 17 de Março no Biblio Ideias Coworking, em Piratininga, na Região Oceânica de Niteroi, de 09:00 às 12:00. Traga seu computador e aprenda de forma prática a criar suas campanhas. O Rodrigo Gianni é especialista e vai acompanhar sua campanha por 30 dias. Você vai sair do curso com seu anúncio criado. Quer melhor oportunidade do que essa? Gostou? Deixe nos comentários suas principais dúvidas e se gostaria de participar do curso. 


Em tempo, um convite para você se aprofundar no tema: Faremos uma live na página da Biblio Ideias no Facebook e você vai poder tirar suas dúvidas ao-vivo com o especialista em Facebook Ads, Rodrigo Gianni, nosso Criativo na Biblio Ideias.


Basta entrar na página da Biblio Ideias no Facebook na quinta, dia 01 de março, às 20:00 e participar! Tirar suas dúvidas e interagir ao vivo!



     E lembre-se que lendo a respeito, estudando, informando-se, testando novas formas de impactar as pessoas que precisam do que você oferece nas mídias sociais, e criando posts com relevância e consistência farão você encontrar as pessoas que precisam do que você oferece. Com um bom trabalho orgânico aliado a um investimento em anúncios no Facebook e Instagram e acompanhando seus clientes e atraindo pessoas para sua lista de transmissão do WhatsApp, sua marca vai crescer e aparecer! Se você já está fera nessas 3 mídias, parabéns, avance para Blog e Linkedin, ok? Falarei delas na próxima semana!

     Divida o que você tem com o mundo a partir das mídias sociais!

    Espero ter colaborado com você neste post. Se ficou com dúvidas, se tem sugestões, se tem interesse em participar da Live e do curso presencial do Rodrigo, mande uma mensagem aqui pelo blog ou na página da Biblio Ideias e nos vemos lá!

   Na quinta que vem eu venho te dar um pouco mais de estratégias para falar com seu público. Até lá!



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